Contra a redução salarial e pelos direitos trabalhistas, greve!

Os jornalistas de todas as redações mineiras estão discutindo e se mobilizando contra a proposta de rebaixamento salarial que atende aos interesses exclusivos do patronato. Uma mobilização está marcada para esta quinta-feira (22/9) contra a proposta de redução dos salários, em cerca de 23%, dos trabalhadores de jornais, revistas, rádio e televisão e retirada de direitos trabalhistas, configurada como grave desrespeito praticada pelos donos das empresas.

O reajuste de 5%, proposto pelas empresas de rádio e TV, foi recusado pela categoria. Os donos de jornais e revistas propuseram, além da redução de cerca de 23%, imprimindo o reajuste de 3,5%, sem o pagamento retroativo, a investida contra os jornalistas soma ainda o corte nos diretos da CLT, como o adicional pago pelas 6ª e 7ª horas extras – conquistas forjadas no fogo da luta dos jornalistas, trabalhadores que vêm acentuando suas lutas desde as mobilizações ocorridas em dezembro de 2015 e janeiro de 2016, e que já mostraram forte capacidade de ação, elevando a categoria a um novo patamar de lutas.

A greve como a saída para impedir a proposta de redução de salários e garantir a retirada de direitos consagrados na CLT, apontada pelos jornalistas do O Tempo, na última assembleia na quarta-feira (14/9), é o caminho para a conquista da categoria por salários e manutenção dos direitos consagrados na CLT para o sustento básico da vida.

A Oposição Sindical dos Jornalistas de Minas em sua trajetória de lutas junto à categoria aponta a mobilização e resistência como a potência capaz de barrar as investidas patronais contra os jornalistas.

Contra a redução salarial, greve! Pelos direitos trabalhistas, greve!

Postagens mais visitadas deste blog

A defesa do diploma de jornalista é uma luta histórica?

Em busca do tempo perdido

Centrais aparelham e esvaziam caráter de classe do 1º de Maio